quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Formação de Jovens e Futbol Callejero: mediação esportiva

No dia 24 de agosto os jovens participantes da Formação de Jovens no Esporte, projeto organizado pelo PRODHE para preparar jovens para a organização e mediação de eventos esportivos, tiveram a oportunidade de conhecer a proposta do Futbol Callejero.
Seis jovens participantes do Polo Butantã - mobilizados pelo prof. Neilton, do CEU Butantã - contaram como conheceram o Futbol Callejero e como é a metodologia.
Após isso, todos puderam participar de partidas com a realização dos 3 tempos: no primeiro, é formada a roda onde são estabelecidas as regras do jogo, divisão de equipes, sistema de pontuação, valores e acordos iniciais; no segundo, acontece o jogo em si; e no terceiro tempo, as duas equipes avaliam se os acordos iniciais foram cumpridos. É nesse momento que todos têm a oportunidade de falar como se sentiram durante o jogo, se existiu respeito, solidariedade, cooperação e tolerância, e se todos agiram de forma a promover um “jogo limpo”. Todas as informações são anotadas em uma planilha, na qual são registrados os gols da partida e a nota atribuída pelos participantes aos valores praticados durante o jogo. É a partir dela que se decide quem venceu a partida.
O Futebol Callejero não tem juiz, mas apenas um mediador. De acordo com a metodologia, todos os participantes são responsáveis por cumprir o que estabeleceram, gerenciando possíveis conflitos e praticando valores como respeito, solidariedade, tolerância e cooperação.
Confira alguns momentos desse encontro  aqui e se você ficou interessado, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas