quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Encontros de Formação para Jovens: resultados e perspectivas

Os Encontros de Formação para Jovens em Monitoria e Mediação Esportiva estão terminando. Aproximadamente 30 jovens estiveram envolvidos de maneiras diferentes em diversos momentos: nos encontros presenciais, nos torneios esportivos, na Clínica de Futebol Brasil 2014 e no Festival Ruas de Esporte, que será em dezembro. Infelizmente, em função da greve na USP, tivemos o cancelamento do nosso principal evento, a OLIPET - Olimpíadas do Projeto Esporte Talento.
Nos últimos 3 encontros tivemos a presença dos educadores Sumaia (PELEC), Cléber (Projeto Quixote) e Gregory (Associação Esporte Solidário), que compartilharam seus conhecimentos em Ultimate Frisbee, Voleibol e Basquetebol, respectivamente.

Tivemos muitos aprendizados durante o ano. Os jovens mostraram muita capacidade e interesse em conhecer mais sobre o esporte; aproveitando, mas indo além das práticas esportivas que já fizeram. Também nos mostraram que tem muitos sonhos e expectativas para que o esporte esteja presente ao longo da vida.
Mas para que isso ocorra, é necessário:
- boas perspectivas de atuação no que estão sendo capacitados.
- formações práticas para que tenham bastante segurança quando forem atuar.
- gostar de esporte e ter muita disposição para aprender.
- ter uma ajuda de custo que valorize o esforço e que motive.

Para aprimorarmos nossos encontros para o ano que vem, agendaremos uma conversa em novembro com instituições que desenvolvem capacitações para jovens. Desta forma, poderemos encontrar formas de articular e complementar as estratégias e conteúdos desenvolvidos nesses diversos espaços, propiciando uma efetiva educação esportiva e integral para esses jovens.

Se você tem interesse, entre em contato conosco (prodhe@usp.br). Aproveite para conferir alguns momentos dos nossos encontros aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas