quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Diálogo, interação, compartilhamento - 4º Curso de Mediação em Educação pelo Esporte

No último sábado (27/08), realizamos o 4º Curso de Mediação em Educação pelo Esporte. Nesta edição, buscamos abordar o papel e as potencialidades que a competição esportiva é capaz de conceder no que se refere ao desenvolvimento integral de crianças e jovens. Dentro deste parâmetro, tivemos o objetivo de qualificar profissionais para que estejam aptos a conduzir processos de mediação eficientes inseridos nas situações esportivas.
Há alguns anos desenvolvemos ideias acerca dos elementos mediadores no esporte e na competição, entendidos como potencializadores da formulação de relações, significados e sentido. Assim, mediar se refere à criação de um processo dialógico, um ambiente, um modo de aprendizagem, de prática e vivência esportiva mais significativa e favorável à ampliação dos recursos, compreensão e construção de conhecimentos compartilhados.
Muitas foram as atividades realizadas no curso. Durante o “Jogo da vida”, os participantes se dividiram em grupos e trabalharam com diversas funções, atuando em diferentes posições no jogo, visando vivenciar as possibilidades de medição para uma posterior discussão sobre o tema. A vivência gera a oportunidade de sentir na pele como os processos de mediação são exercidos. Na parte conceitual, eles leram textos sobre as práticas de medição no esporte, baseados em obras de Vygotsky e Feuerstein, dois pensadores deste campo, e discutiram em grupos, o que proporcionou ricos momentos de trocas de ideias, pontos de vista e experiências.
De tudo, o que mais pode ser considerado é o envolvimento que os participantes – provenientes de diferentes áreas, como Psicologia, Educação Física e Esporte, Ciências Sociais e Pedagogia – tiveram entre si. O contato com novas formas de conhecimento diferenciadas de seus cotidianos gera, com certeza, um contexto no qual a construção e expansão do conhecimento têm vazão. Diálogo, interação, compartilhamento, essas são as palavras que melhor expressam como fora o 4º Curso de Mediação em Educação pelo Esporte, promovido pela nossa equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas