quinta-feira, 8 de setembro de 2011

As práticas esportivas na XIII OLIPET

Durante a OLIPET - Olimpíadas do Projeto Esporte Talento, muito mais do que o esporte é desenvolvido com os participantes.

No Grupo 1, com crianças entre 8 e 10 anos, o objetivo dos jogos é o de diversificar ao máximo as habilidades motoras, explorando-as e desenvolvendo-as. Desde esta fase, os alunos são convidados a participar em um processo democrático que envolve a escolha da ordem e de quais jogos participarão: cada um participa da atividade que escolher, na ordem em que escolher.
Algo importante a ser ressaltado é que com essa faixa etária não são trabalhados quesitos da competição como o ganhar ou o perder, mas sim a participação, o que influi na construção de um sentimento e pertencimento de coletividade, baseado na interação entre os diferentes grupos provenientes de diferentes instituições.
*
Já no Grupo 2, com crianças de 11 e 12 anos, são formadas equipes, e se tem início as competições. Entretanto, é nesta fase que o IDE – Índice de Desenvolvimento Esportivo, uma proposta formulada pelo PRODHE, é utilizado. O IDE é um instrumento que visa avaliar o desenvolvimento do individuo de acordo com a sua desenvoltura (compreensão das regras, atuação nos jogos, coordenação motora, etc.) no esporte.
Assim, nas competições desse grupo, cada criança, através do IDE, recebe uma classificação que varia de 1 a 3. Num jogo de futebol de salão, por exemplo, o IDE máximo permitido por equipe é 10 (poderiam compor as equipes cinco crianças de IDE 2; ou uma com IDE 3, duas com IDE 2 e uma com IDE 1, por exemplo). Deste modo, ocorre uma equiparação entre os níveis dos participantes de todas as equipes, independentemente da modalidade, tornando a competição entre elas mais equilibrada.
Nesses dois primeiros grupos, também é patente a preocupação com a adaptabilidade dos jogos, de modo que permitam um melhor aproveitamento das capacidades de cada faixa etária em relação ao esporte praticado.
*
Quanto ao Grupo 3, que atua com adolescentes entre 13 e 15 anos, os jogos se aproximam das estruturas formais das modalidades esportivas. Contudo, a pontuação das equipes ocorre de maneira diferenciada, levando-se em conta tanto o desempenho esportivo individual quanto o coletivo. Portanto, aspectos muito relevantes ao esporte como a estratégia e a coletividade são valorados.
*
Finalmente, é no Grupo 4, com adolescentes entre 16 e 18 anos, onde a competitividade mais se acirra. Mas, além de jogar e competir, os integrantes deste grupo se empenham a oferecer uma oficina de esporte aos outros grupos, no intuito de fomentarem um ambiente onde possa haver a interação entre eles. Assim, além de competirem, participam de outras atividades, variando suas atuações no esporte.
Sendo três as etapas – a primeira são os torneios, a segunda são as oficinas, e a última composta por uma “roda” que visa dividir as experiências captadas durante as oficinas –, muito mais do que o esporte é trabalhado, auxiliando-os em uma criação múltipla de experiências que irão se refletir em suas ações em sociedade.

O XIII OLIPET tem início no próximo sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas