terça-feira, 23 de novembro de 2010

VII Seminário Teorias e Práticas Sociais com crianças e adolescentes

No dia 6 de novembro foi realizado o VII Seminário de Teorias e Práticas Sociais com Crianças e Adolescentes. Com o tema deste ano discutindo e explorando as formas de utilizar o esporte como desenvolvimento humano ao longo da vida, o seminário foi realizado no CEU Uirapuru, das 08h às 17h.
O seminário contou com cerca de 60 participantes,e foi dividido em duas etapas. A primeira incluiu uma corrida reflexiva quanto à nossa própria participação com a atividade física, o quanto representamos o que fazemos e como lidamos com nosso próprio corpo. Após este leve aquecimento, o grupo foi divido em duas salas temáticas: crianças e adolescentes. Nelas, aconteceram rodas de apresentação de relatos e discussões conforme a temática da sala/roda.
Os temas mais abordados foram como propor o desenvolvimento humano por intermédio do esporte, como se praticar alguma atividade esportiva quando não há o espaço adequado, o que está sendo feito para que crianças e jovens da OLIPET, outros olhares para uma novidade apresentada pelo PET chamada de IDE, índice de desenvolvimento esportivo, entre outros.
Na segunda etapa, no período da tarde, o seminário contou com a participação de três palestrantes em uma mesa final: o professor doutor Oswaldo Ferraz versou sobre a prática de atividade física com crianças abordando as aulas de educação física na escola, suas formas e estratégias na criação de uma cultura positiva a ser adquirida pelas crianças no início de suas vidas; o professor doutor Marcelo Massa abordou com propriedade as escolhas feitas ao longo da vida esportiva pelos praticantes, tais como o momento de especialização em uma modalidade, a importância de uma escolha consciente, bem como os hábitos que podem ser adquiridos como decorrência desta prática; e a professora mestre Paula Korsakas que apresentou a avaliação feita pelos participantes do Seminário em relação à prática de atividades físicas e esportivas como um indicativo do tema na população específica que participou do evento.
O saldo foi bastante positivo, apesar do tempo chuvoso. Os temas debatidos geraram reflexões importantes que, certamente, contribuirão para uma prática com mais qualidade ao longo da vida de todos nós.
Até o próximo em 2011!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas