quarta-feira, 11 de agosto de 2010

III Encontro reúne 18 instituições para definir a estrutura da XII Olipet, IV Semana e VII Seminário a partir do tema “Esporte e Desenvolvimento Humano”

28 pessoas representando 18 instituições da região metropolitana de São Paulo estiveram presentes no CEPEUSP para definir as propostas básicas de estrutura, dinâmica, estratégias possibilidades e oportunidades de três eventos: “XII Olimpíadas do Projeto Esporte Talento”, “IV Semana da Criança e do Adolescente” e “VII Seminário Teorias e Práticas Sociais com Crianças e Adolescentes”.

Após um mês e meio de discussões virtuais (através do site http://criancaseadolescentes.ning.com) sobre o tema “Esporte e Desenvolvimento Humano” e de alguns textos que o abordam direta ou indiretamente (envolvendo conceitos como: Índice de Desenvolvimento Humano, Índice de Felicidade Interna Bruta, Cidades Educadoras, a pesquisa Brasil ponto a ponto do PNUD, a Carta dos Direitos da Criança no Esporte, o Estatuto da Criança e do Adolescente, etc), o grupo pode definir questões práticas dos eventos de forma coerente e efetivamente estimuladoras do tema proposto.



A pauta e os encaminhamentos do encontro do dia 04 de agosto foram:

1) Esclarecimentos:

a. sobre o Curso de Educação à Distância oferecido pelo PRODHE e Instituto Ayrton Senna e sua relação com os eventos, principalmente o momento presencial do dia 28/08 (sábado, das 08h30 às 17 horas), que contribuirá para a formação dos mediadores que atuaram na XII Olipet;

b. sobre o VII Seminário: que foi idealizado concomitantemente com a realização de um Congresso envolvendo parceiros (CEPEUSP, IAS, SESC), mas que está sendo redimensionado. Nesse sentido, o CEU Uirapuru foi oferecido como um local possível para a realização do evento. O encaminhamento foi de pensar e elaborar relatos para Rodas de Diálogo focadas no esporte ao longo da vida, abordando a infância, adolescência, vida adulta e 3ª idade;

2) Resumo dos Fóruns do ning / Levantamento de propostas para Semana, Olipet, Seminário: as discussões no meio virtual foram abaixo do potencial de experiências do grupo de instituições, mas vale a pena consultar e refletir sobre os comentários postados. Poucas pessoas viram as propostas práticas lançadas pela equipe do PRODHE. Em linhas gerais, as propostas foram:

a. IV Semana da Criança e do Adolescente:

i. Oficinas como oportunidades de mobilização local e de outras instituições para o tema;

ii. Oficinas integrantes da Olipet: 2ª etapa do G IV; 2ª parte do G III;

iii. Oficinas que abordem os temas/textos referenciais, por exemplo, oficina sobre a “Carta dos Direitos da Criança no Esporte”, sobre a relação Esporte e Cidade Educadora, sobre o Índice de Desenvolvimento no Esporte, sobre os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente;

iv. Oficinas elaboradas a partir da participação no Curso de Educação à Distância;

b. XII OLIPET:

i. Slogan: algumas sugestões, “Competindo a gente se desenvolve”; “Sabendo competir a gente se desenvolve”; “Competindo e cooperando a gente se desenvolve”. O encaminhamento foi criar um fórum no ning para novas ideias e fecharmos no Congresso Técnico, dia 11/08;

ii. Propostas para G I (nascidos em 2001 e 2000):

 Circuito de jogos e brincadeiras, onde cada criança escolherá de qual atividade participará e a ordem de realização, tendo como instrumento de acompanhamento e avaliação o “Passaporte da Diversão”, a meta será realizar todas as atividades;

 Cada instituição participante se responsabilizará por uma das atividades do evento, compondo as “Estações do Desenvolvimento no Esporte”;

 Instituições serão responsáveis pela escolha, elaboração, aplicação dos jogos, organização do espaço da atividade, definição dos materiais e possível uso do espaço para o desenvolvimento da temática;

 Foco da atividade em um dos quatro pilares (SER, FAZER, CONHECER, CONVIVER) e sua relação com o DH, sendo duas atividades por pilar.

 Mediação realizada pelos educadores e/ou educandos das instituições que estão promovendo a atividade. Possibilidade de educandos participando diretamente dos jogos e outros envolvidos no desenvolvimento da “Estação”;

iii. Propostas para G II (nascidos em 1999 e 1998):

 Circuito de 6 jogos pré-desportivos;

 Escolha das modalidades para o evento será realizada pelos educandos das instituições participantes;

 Cada equipe deverá escolher um capitão, que será o responsável por representá-la nas negociações com as demais;

 Os jogos serão realizados em espaços poliesportivos no sistema de triangular, tendo um Mediador esportivo por espaço, cuja função será fazer a arbitragem de forma educativa e orientar os participantes sempre que necessário;

 Cada espaço terá um Monitor esportivo (jovens participantes de instituições interessadas nessa possibilidade) que auxiliará as equipes nas trocas dos espaços de jogo, no uso dos instrumentos, lanche e informações gerais;

 As equipes receberão um “Mapa dos Jogos”, no qual estará indicado o local de cada jogo, as equipes adversárias e a modalidade a ser realizada. No mapa também haverá um espaço para o registro da avaliação do seu desempenho, relacionada à temática do evento;

 Utilização do IDE – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO para cada educando, definido pelas competências para competir. IDE como forma de promover condições mais igualitárias de jogo e como promotor de escolhas estratégicas nos jogos: limite de somatória de IDEs em cada jogo.

iv. Propostas para G III (nascidos em 1997, 1996 e no máximo 30% dos inscritos 1995):

 Torneios de modalidades esportivas;

 Índice de Desenvolvimento Esportivo – IDE:

a. Individual: para cada educando/jogador, composto por competências individuais; oportunidades de desenvolvimento; condições institucionais;

b. Coletivo: considerando a equipe como um todo;

 IDE como forma de promover condições mais igualitárias de jogo e como promotor de escolhas estratégicas nos jogos: limite de somatória de IDEs em quadra/campo ou jogos definidos pelo IDE coletivo;

 Alguns torneios com pergunta norteadora ao final (foco no Desenvolvimento Humano) para equipes e Roda Final para compartilhar as respostas. Oficina durante a Semana da Criança e do Adolescente para continuidade da discussão das respostas à pergunta norteadora, determinando o resultado final de cada torneio. Presença de pelo menos um educando de cada equipe na oficina. Resultado final composto por desempenho no jogo e avaliação das respostas à pergunta norteadora. Avaliação feita por uma comissão formada por um representante de cada equipe participante, que poderá ser o próprio educador/técnico da equipe.

v. Propostas para G IV (nascidos em 1995, 1994, 1993 e 1992):

 Construção coletiva das Etapas. Representantes de cada instituição (educadores e educandos) para discutir a proposta;

 1ª etapa 11/09, no CEPEUSP:

 “Estações de Promoção do DHE”: torneios de modalidades esportivas; sem arbitragem; mediador esportivo; compor o IDE a partir dos resultados dos jogos (foco no individual) instrumentos; rodas parciais e/ou no final pra problematizar a questão do DHE;

 2ª etapa (outubro):

 Ação comunitária educadora (oficina); vinculada à Semana da criança e do adolescente; continuação da composição do IDE (agora com foco na atuação social); Rodas - momento para problematizar/dialogar sobre estes novos elementos do IDE (prever orientações no regulamento); quantificar o número de oficinas e pessoas mobilizadas; vários espaços simultaneamente;

 3ª etapa (novembro):

 Repete as práticas esportivas da 1ª etapa ou mescla com algumas novas; CEPEUSP ou fora; “Versão mais completa do IDE” (elementos do 1º, 2º e outros); Quadro do DHE (para todas as etapas); resultados dos jogos; soma dos índices.

3) Argumentações sobre as propostas e relação com tema “Esporte e Desenvolvimento Humano”:

a. Tema Desenvolvimento Humano: uso dos 4 pilares para orientar atividades no G I; uso de competências para formar o Índice de Desenvolvimento no Esporte – IDE, com adequações e complexidades variadas nos grupos G II, G III e G IV; uso do IDE inspirado no IDH, FIB, etc, aproximando linguagem e abrindo perspectivas para melhor compreender o impacto do esporte no Desenvolvimento Humano; valorização de aprendizagens antes, durante e após o evento;

b. Tema Cidades Educadoras: presente na linguagem: Passaporte, Estações, Mapa; valorização do papel de diversos atores do evento esportivo; manutenção e aperfeiçoamento de alguns aspectos relacionados ao Protagonismo presentes na edição anterior da Olipet;

4) Encaminhamentos da XII Olipet: ficha de pré-inscrição encaminhada por e-mail no dia 04 e com prazo de devolução até 09/08 para melhor organização do Congresso Técnico (11/08, 08h30, no CEPEUSP); no mesmo dia e horário do Congresso haverá um 1º encontro para a organização do G IV, devendo comparecer um jovem e/ou educador das instituições interessadas;

5) Encaminhamentos da IV Semana: ficha de inscrição de oficinas será encaminhada em breve; prazo de inscrição de oficinas até dia 15/09, quando será realizado um Encontro específico sobre a Semana da Criança e do Adolescente, 14 horas, no CEPEUSP;

6) Encaminhamentos do VII Seminário: prazo e formulário de inscrição de relatos a partir das definições sobre o evento. Relatos focados no esporte ao longo da vida (infância, adolescência, vida adulta e 3ª idade). Contato com CEU Uirapuru para analisar possibilidade de sediar o evento.

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