segunda-feira, 21 de junho de 2010

Representantes de 27 instituições estão mobilizados para a construção coletiva da XII Olipet, IV Semana e VII Seminário

Quatro novas instituições compareceram ao 2º Encontro de construção coletiva dos eventos “XII Olimpíadas do Projeto Esporte Talento”, “IV Semana da Criança e do Adolescente” e “VII Seminário Teorias e Práticas Sociais com Crianças e Adolescentes”: CECCO Parque Previdência, Clube Escola Maria Felizarda, Programa Einstein de Lazer e Esportes e CAPS AD Embu das Artes. Portanto, já somos 27 instituições envolvidas nessa “rede de aprendizagem e construção coletiva”.


A pauta e os encaminhamentos do encontro do dia 16 de junho foram:
1) Apresentação dos presentes e retorno em relação às seguintes questões: quais as possibilidades de participação nos eventos? Como está sendo o processo de mobilização interna dos participantes da instituição (coordenadores, educadores, educandos, etc)? Como o tema “Esporte e Desenvolvimento Humano” está sendo discutido nas instituições em função dos eventos?
Depoimentos diversos foram dados por todos os presentes, ampliando e mostrando as várias possibilidades de participação; indicando dificuldades comuns de mobilização e estratégias úteis para dialogar com os participantes; mostrando como instituições que participaram em anos anteriores tem buscado um aprofundamento da participação; deixando claro que o tema “Esporte e Desenvolvimento Humano” faz parte do cotidiano das instituições, mas precisa ser discutido por esse grupo para facilitar o desenvolvimento de estratégias, dinâmicas e atividades coerentes para os eventos.

2) Levantamento e definição de estratégias para aprofundar a discussão do tema “Esporte e Desenvolvimento Humano”: divididos em 4 grupos, os 36 participantes do encontro levantaram estratégias interessantes e complementares, gerando um maior compromisso do grupo com a discussão do tema.
Os encaminhamentos foram: criação de fóruns de discussão no grupo virtual (http://criancaseadolescentes.ning.com) a partir dos textos de referência propostos no 1º encontro (quem não estiver cadastrado, favor fazê-lo); criação de fórum(ns) de experiências práticas sobre o tema “Esporte e Desenvolvimento Humano” - para postagem de vídeos das instituições; relato de casos, atividades e intervenções; etc – (também no grupo virtual citado acima); realização de novos encontros presenciais; continuação de uso do e-group do google para lembretes e outras necessidades verificadas pelo grupo que facilitem o uso dos meios virtuais (enviaremos o convite para participação nesse grupo);

3) Elaboração de um cronograma: interagindo com os encaminhamentos, foi definido o seguinte cronograma:
- 17 de junho a 27 de julho: período para as trocas nos fóruns virtuais;
- 28 de julho a 03 de agosto: período para sistematizar as ideias e propostas (o PET/PRODHE pode se responsabilizar por isso, mas gostaria muito de contar com a participação de representantes de outras instituições. Aguardamos contatos);
- 04 de agosto, das 14 às 17 horas, no CEPEUSP: 3º encontro preparatório, com a pauta focada na definição das ideias e propostas sintetizadas a partir da discussão virtual;
- 11 de agosto, das 08h30 às 12 horas, no CEPEUSP: Congresso Técnico da XII OLIPET;
- 15 de setembro, das 14 às 17 horas, no CEPEUSP: encontro de organização para realização das Oficinas da Semana da Criança e do Adolescente. Esse também é o prazo final para a inscrição de oficinas para o evento;
- a definir: prazo para inscrição de relatos para o VII Seminário Teorias e Práticas Sociais com Crianças e Adolescentes.

Em breve também compartilharemos a proposta para o Seminário que está sendo elaborada pelo PET/PRODHE.

Um comentário:

  1. PARABÉNS a todos da Gestão Projeto Esporte Talento pela conquista de um público que necessitava de atenção e de uma referência para novas idéias e intervenções com Projetos Sociais Esportivos.

    Parabéns mais uma vez!

    JC Junior
    Projeto Vizinho Legal Esporte - Roche

    ResponderExcluir

Dê sua opinião

Contador de visitas

Contador de visitas